quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Testamos o Windows 8 na real em sua versão Developer Preview - Parte 1





Bom... meu primeiro teste com o Windows 8 me causou um susto... o equipamento bateu despejo de memória e fez o boot completo rs... ok, confesso que tinha muita cosia aberta. O erro aconteceu cm a versão de 64 bits, então decidi usar a boa e velha 32 bits, para conhecer e validar antes de encarar a bronca de uma instalação mais parruda.


Para o teste usei o seguinte equipamento:




  • Notebook - Infoway W7430 SS LIB P112
  • Processador Core I3 4GB RAM
  • HD 320 GB
  • Windows Seven 32 Bits - ING
  • Tempo médio de instalação - 75 minutos
  • Virtual Box 4.1.0 - VHD 20 GB - 1 GB RAM





O consumo de hardware foi significativo (levando em consideração a pancada de coisas que estavam abertas);






A primeira grande novidade que notei foi pela área de restore e manutenção do sistema, que 90% do povo que usa o Windows se quer conhece e que ajuda muito em problemas de reparo do sistema operacional. A interface foi redesenhada por completo e bem melhorada. Ainda não tive tempo de testar tudo, mas posso dizer que aprovei as novidades.


No Windows XP essa área era chamada de Recovery console e vem sendo aprimorada de geração em geração. No Windows 7 um erro clássico de inicialização é corrigido facilmente, desde que logicamente o usuário conheça essa área.


No Windows XP era clássico o erro da NTLDR is missing, que ganhou outro nome com o Windows 7 e possivelmente aconteça no Windows 8 (isso é uma suposição minha, afinal são 3 gerações sem a correção do erro).







As telas abaixo resumem a instalação e posso dizer que é bem parecido com o Windows 7 em vários sentidos. Não muda exatamente nada. Percebi uma mudança pequena nas fontes, mas nada fora do comum.



A versão do teclado já esta habilitada e pronta para uso










Ao chegar em 25% da instalação fui surpreendido novamente com um erro de I/O.. que se repetiu por mais 4 vezes até que uma mudança no virtual box me ajudou a corrigir. No Virtual Box habilitei o uso de Cache de I/O pelo hospedeiro e não tive mais problemas. Agora só preciso entender o por que isso resolveu. Vai me tirar o sono e algumas horinhas, mas vai valer a pena. Pode ser um ponto importante para uma vulnerabilidade a ser explorada. 





Após a correção, fiquei feliz quando cheguei a 80% de conclusão da expansão de arquivos.
E quando achei que turo iria funcionar... rs... novamente o erro aparece e frustra meu dia com a tela de instalação cancelada rs...


Farei ainda mais alguns testes e assim que estiver operacional comentarei os detalhes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sem faltar com respeito - ;-)